Armazenamento e conservação do leite materno

A pedido de algumas famílias, hoje deixo-te algumas recomendações no que respeita ao armazenamento e conversação de leite materno.

O leite materno deve ser conservado na primeira prateleira no fundo frigorífico (onde ocorre menor oscilação de temperatura com a abertura da porta) ou no congelador em recipientes próprios como sacos de congelação adequados, recipientes de plástico rígido ou vidro com tampa.

Em caso de necessidade de transporte, deve ser utilizado um saco térmico com placas de gelo. O leite não deve estar em contacto direto com gelo.

O leite materno é precioso e devemos evitar desperdiça-lo, então recomendo-te que conserves em pequenas quantidades até saberes qual a quantidade certa que o teu bebé irá beber na tua ausência. Identifica os recipientes e regista a data e a quantidade que vais congelar.

Após 72h no frigorífico, o leite tem que ser consumido ou congelado.

Nunca juntar leite materno acabado de extrair (morno) ao leite já frio ou congelado.

Descongelação

Quando pretenderes descongelar leite deves escolher em primeiro lugar o leite que já está guardado há mais tempo. Para uma descongelação lenta, podes colocá-lo no frigorífico. Em caso de necessitares do leite para consumo imediato podes colocar o recipiente retirado diretamente do congelador sob água corrente primeiro fria e depois morna.

Não utilizar o micro-ondas para descongelar ou aquecer leite.

Atenção: Leite materno descongelado deve ser consumido nas 24h seguintes e não deve voltar a ser congelado.

Referência Bibliográficas

Serviço Nacional de Saúde – Amamentação SNS24 – Atualizado em 27-01-2020 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen + sixteen =